Drama na Tailândia: Chuva ameaça reduzir espaço de garotos na caverna

As autoridades tailandesas confirmaram a suspeita de que o espaço na caverna onde o time de adolescentes está preso é passível de inundação, caso novas chuvas aconteçam. Narongsak Osatanakorn, governador de Chiang Rai, falou sobre o caso durante uma coletiva de imprensa neste sábado. “O que me disseram é que a água pode chegar até onde eles estão. O que pode reduzir o espaço para menos de dez metros quadrados.”

A meteorologia prevê o retorno das chuvas de monção nesta região montanhosa da Tailândia. Chuvas que, segundo o governador, podem causar um “efeito tsunami” no local. Por isso, os próximos três a quatro dias são tratados como o prazo ideal para resgate dos garotos e do treinador.

A previsão de chuvas chega acompanhada de outras dificuldades. A qualidade do ar na caverna não é boa. O nível de oxigênio caiu para 15%, sendo que índices saudáveis ficam acima de 21%, enquanto o dióxido de carbono aumentou. “Se o oxigênio cair abaixo de 12%, pode afetar o cérebro. Eles podem entrar em choque.”

Veja